Fevereiro Lilás

A Câmara Municipal de Vereadores de Terra Boa ressalta a importância do movimento "Fevereiro Lilás”. O mês de fevereiro “o Fevereiro Lilás foi o mês destinado à conscientização sobre doenças e síndromes raras para sensibilizar a população a respeito dos tipos de doenças existentes; seus sintomas, tratamentos, diagnósticos e, principalmente, para estimular a inclusão. As Doenças Raras segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo. Hoje cerca de 13 milhões de brasileiros têm diagnósticos de doenças raras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”

“O Dia Estadual de Conscientização das Doenças Raras é celebrado no dia 29 do mês de fevereiro de acordo com a Lei 18.646/2015, e foi a Lei 19.426/2018 que instituiu o Fevereiro Lilás no Paraná.”

Fonte: https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/mobilizacao-do-fevereiro-lilas-movimenta-ruas-do-centro-de-curitiba